2 de mar de 2010

A Eternidade

A força invencível que impulsiona o mundo não são os amores felizes, mas sim os contrariados – bem disse Garcia Márquez em outras palavras do seu "Memórias de Minhas Putas Tristes". A Eternidade é um filme de Leon Sampaio, fotógrafo, estudante de Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dentre outras atividades relacionadas à arte.

Segundo ele, a idéia nasceu de uma observância ligeira onde descobriu que o tempo é o que poderia ditar a ele a história. Mas não o tempo do senso-comum, o tempo fortuito e do acaso, e sim o tempo-imagem, o tempo que se pode esculpir. Dos amores contrariados, dissolvidos, e a imagem das cidades irmãs, São-Felix e Cachoeira, a ponte e seus lampejos noturnos, o silêncio da madrugada, o apito do trem, a eterna música fabricada no sonho no inconsciente do Recôncavo Negro e Tropical nasce a idéia do autor.

"A memória, objeto do meu estudo fílmico, aflora também neste filme. Os fluxos, as elipses, o ritmo pausado, as sobreposições, as imagens-poemas, tudo é janela para livre interpretação. Em A Eternidade os signos estão impressos, expostos, vivos. Matéria pra pensar, pra sentir. Ecos de reverberação da angústia, candeias da melancolia, tons da fome e do desespero, luz, luz do amor e da sorte", diz Leon.

É a partir desta breve reflexão que o autor convida a todos para ver, ouvir e fruir ao encontro de A Eternidade: um clarinetista, uma dona de casa, duas cidades, uma ponte. O amor manobra a memória e é arrastado pela música, pelas águas do rio. A velhice, a impotência, os vícios, tudo é limite no calo da existência. O tempo retorna, pesa, eterniza. Vejam o trailer...



Leon Sampaio também criou um blog que trata do filme em si onde o público pode acompanhar o evolução do projeto e contactar com o criador; uma iniciativa que dá oportunidade aos interessados - cinéfilos ou não - de conhecerem mais a fundo o funcionamento das engrenagens da sétima-arte.

Ficha técnica:

18 minutos, Cor e PB, HD 1080p
Elenco: Biro-Biro, Delinha Santana e Tiago Pires
Direção, Roteiro e Montagem: Leon Sampaio
Produção Executiva: Bernie Dechant e Orlando Sampaio
Direção de Fotografia: Bernie Dechant
Fotografia Adicional: Ivan Americano
Produção: Breno Tsokas, Márcio Soares e Pedro Patrocínio
Música Original: Nilton Azevedo
Som: Ícaro de Oliveira, Márcio Soares e Saulo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário